Endereço bíblico.




As citações bíblicas são os endereços das passagens que desejamos encontrar e seguem sempre a mesma ordem: Título do Livro (abreviado), Capítulo e Versículo. Exemplo: Mt. 5:23. Esta citação lê-se assim: Evangelho de Mateus, capítulo cinco, versículo vinte e três.

1. O ponto( . ) ou dois pontos ( : ) separa o capítulo do versículo.
Exemplo: Mc. 2:8 = Evangelho de Marcos, capítulo dois, versículo oito.

2. A vírgula ( , ) indica um espaço entre os versículos. Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.
Exemplo: Tg. 4: 5,9 - Epístola de Tiago, capítulo quatro, versículos cinco e nove.

3. O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro.
Exemplo: Lc. 5. 10-15 - Evangelho de Lucas, capítulo cinco, versículos de dez a quinze. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos.
Exemplo: Jo 14:18-17, 20 - Evangelho de João, do capítulo quatorze, versículo dezoito, até o capítulo dezessete, e versículo vinte.

4. O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: At. 1.5;16:14 - lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.
Outro exemplo: Jo 1:5; 1Ts 2:23: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e a outra na primeira carta aos Tessalonicense.

5. Um esse “S” indica a leitura do versículo que vem em seguida ao citado.
Exemplo: Rm 7:5s - Cartas aos Romanos, capítulo sete, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Rm. 7:5s é igual a Rm. 7: 5-6.

6. Dois esses “SS” indicam a leitura dos versículos seguintes ao citado.
Exemplo: I Co 2:12ss = Primeira carta aos Coríntios, capítulo dois, versículos doze e seguintes, até onde estiver relacionado.

7. (a, b e c) é possível encontrar uma dessas letras depois da citação do versículo. Exemplo: Gl. 3:1a, lê-se a primeira parte do versículo um. E consecutivamente a letra b corresponde a segunda parte do versículo e a c a terceira. Um versículo pode está dividido em até três frases, desta forma é possível encontrar a frase desejada.

8. Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.
Exemplo: Jd 4 - Carta de Judas, versículo quatro.

9. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.
Exemplo: Mt. 5 – Neste caso deve ser lido todo o capítulo cinco do Evangelho de Mateus.

 


PRINCÍPIOS DE LEITURA BÍBLICA
1. Tirar uma ou mais mensagens do texto para sua vida.

É importante ter sempre em mente que o alvo de sua leitura é você mesmo, a mensagem deve ser direcionada ao seu coração, a sua vida, aos seus erros e jamais aos outros. Não devemos ler a Bíblia pensando em ter base para acusar os outros, mas para absorvermos as verdades bíblicas para nossa vida.

2. Reconhecer características da pessoa de Deus revelado na Bíblia.

A Bíblia não dá um conceito de Deus, mas mostra características que juntas, revelam quem é Deus e é nisto que você deve está centrado, em buscar conhecê-Lo.

3. Pecados a confessar.

Desenvolver uma sensibilidade ao arrependimento. Sem uma disposição a arrepender-se dos pecados cometidos, não haverá acesso ao Reino de Deus, e a uma nova vida. A Palavra de Deus serve como espelho à nossa consciência, ela nos mostrará a verdadeira forma de agir e se por ventura tenhamos pecado contra os princípios das Escrituras ela nos denuncia, de forma que ao cristão será altamente desconfortável a permanência em tal prática pecaminosa.

4. Pecados a evitar.

A meditação gera vigilância. O contato contínuo com a Palavra de Deus permite-nos está atento a qualquer influência à prática de pecados. O cristão que ler assiduamente as Escrituras é tomado de um temor ao Senhor, que o desejo do seu coração é de sempre agradar a Deus. E esta atitude não é medo, é respeito e zelo pelo seu Senhor.

5. Atitudes para mudar.

Na leitura meditativa da Bíblia é importante que estejamos dispostos a mudar. Pois sempre estaremos aprendendo e nossa vida necessita de aperfeiçoamento em várias áreas: fé, ministérios, relacionamentos, entre outras coisas. Como diz o apóstolo Paulo em Filipenses 3:12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. É importante termos continuamente o desejo de mudarmos e aperfeiçoarmos a nossa vida pela Palavra.

6. Promessa para crer.

A Palavra de Deus está repleta de promessas e com certeza muitas delas são para você, sendo assim é preciso conhecê-las e numa atitude de fé apossar-se delas. No entanto, é pela leitura da Palavra que você verá realizadas em sua vida. “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. ( Rm 10:17)

7. Motivos para agradecer.

Através da leitura bíblica é necessário que percebamos também motivos que nos levem a ser gratos a Deus e aos homens. É pelo estudo da Palavra de Deus que vemos os grandes feitos do Senhor pela nossa vida e o quanto, somos importante para Ele e com quanta consideração nos tem tratado. Ter um espírito de gratidão é uma virtude.

8. Exemplo a seguir.

A Bíblia tem instruções fundamentais para a vida do homem que crer e deseja andar nos caminhos de Deus. Mas também tem modelos a serem seguidos, tanto de um ponto de vista positivo como também negativo. Seguir o padrão de um homem de Deus que obedeceu e teve a aprovação Dele, bem como de um homem de Deus que desobedeceu e obteve do Senhor a desaprovação. Deus é muito sincero e transparente, e aprendemos com os acertos e com os erros dos seus servos. Os erros em nossas vidas é mais uma oportunidade de começarmos tudo de novo com mais inteligência e sabedoria.

9. Orações a fazer.

A Bíblia também nos ensina a orar. Há muitas orações de homens que serviam a Deus, que nos serve de exemplo, pois em diversas circunstâncias fizeram orações trazendo a ação do Deus todo poderoso, ou mesmo na simplicidade de uma conversa com Deus mudaram o rumo da história.
Orações de clamor, de intercessão, de ousadia, de arrependimento e perdão, de agradecimentos, de louvor e adoração, enfim olhe para esses varões e orem como eles.

10. Retirar o princípio ensinado.

Muitas vezes o princípio ensinado, o qual você deve absorver não se encontra num versículo ou numa breve passagem, mas em seu conjunto, sendo necessário observar todo o contexto para extraí-lo. Mas não se preocupe demasiadamente com isto, simplesmente leia e se coloque na dependência do Senhor.

11. Perceber a harmonia dos ensinos.

As verdades de Deus podem ser vistas em toda a Bíblia de forma harmoniosa. Um princípio ensinado por Jesus é adotado em toda a Bíblia como uma verdade testificada por Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário