Lembra-se quando Jesus mandou seus discípulos partirem, e nada levarem? Nem 2 túnicas, nem 2 bolsas, nem 2 alforjes, nem duas porções de alimentos, absolutamente nada. Sabemos que eles foram, fizeram o que tinham que fazer, voltaram, e a pergunta do Senhor foi: - faltou-lhes algo?
Antes de continuar, eu lhe peço refletir de uma forma geral - algo lhe falta? Algo de que realmente precisa? Claro que não me refiro a dificuldades temporárias, ou àquilo que certamente contribuirá para sua edificação, mas sim de algo imprescindível, necessário, que todo servo de Deus tem que ter, e você sabe que lhe falta.
A ovelha, na presença do Pastor, goza de proteção e saúde. Tem alimento, e descanso. Repousa tranqüila, e é levada a águas calmas. Quando é ferida, é curada; quando o lobo vem, é protegida; sente e recebe o carinho do Pastor. Para ela, o amanhã é um dia que não existe, e o ontem também já passou.
Falta-lhe algo? Sente-se mal? Sente-se desprotegido? Tem medo do amanhã? O ocorrido de ontem ainda lhe causa dissabores? Tudo acontece de errado?
A resposta a estas perguntas tem um vínculo com o seu Pastor: - quem é ele? Pense bem: Davi identificou um Pastor, e afirmou que nada lhe faltava!
Jesus é a Porta, e quando entramos nela, encontramos salvação. É somente através desta porta, que temos acesso ao Pai. A figura desta porta faz um paralelo com a porta estreita, e com o caminho apertado, de Mateus, 7:13,14. Nós não temos possibilidade de alargar a porta, ou tornar mais espaçoso o caminho - temos que andar por ele.
Muitas coisas têm impedido os homens de encontrar esta Porta - vícios, pecados, bebidas, gênio perverso, religiosos, demônios... Mas Jesus continua sendo a porta para todos aqueles outrora excluídos por todas estas coisas.
Um pastor, chamado Campbell Morgan, ilustra freqüentemente a figura da porta, utilizando um fato ocorrido quando foi visitar o Velho Oeste americano com um teólogo, Dr. George Smith. Ao observar um grande muro, com uma única passagem, este perguntara a um pastor que estava próximo do lugar - aquele é o curral das ovelhas?
- Sim, respondeu. - Eu vejo apenas um caminho para lá! - Sim, e ali está a porta, falou o pastor apontando para uma única passagem no meio do muro. - Mas eu não vejo a porta, disse o pastor. - Oh! Eu sou a porta, respondeu mais uma vez o pastor. Eu durmo atravessado naquele portão.
O teólogo intrigou-se e perguntou ao pastor o que o fazia considerar-se a porta do curral das ovelhas. - Ora, quando as ovelhas entram no curral, eu me deito na entrada, e nenhuma delas poderá sair, sem passar por cima do meu corpo. Da mesma forma, nenhum lobo poderá entrar lá, sem passar por cima do meu corpo também.
E não é somente o lobo que busca matar as ovelhas. Davi disse ter matado com suas próprias mãos o leão, e o urso, que ousaram atacar as ovelhas de seu rebanho. Não tenha dúvidas, se você tem um bom pastor, ele dará a vida por você, e é impossível que a ovelha seja atacada, sem ter matado primeiro o pastor.
Você pode entender porque Jesus disse que é a Porta? Você não poderá sair e perder-se, sem passar por cima d'Ele, e ninguém poderá vir atacá-lo, sem passar também por Ele!
Que riqueza espiritual nos traz esta ilustração! No capítulo 17 de São João, Jesus disse que não perdeu "nenhum daqueles que me deste".
Sendo a Porta, o próprio Jesus preserva e protege suas ovelhas, e elas podem entrar e sair, e encontrar pastagens. Entrar e sair! Entrar pela porta é encontrar a salvação, e sustento. Entrar e sair é uma expressão freqüentemente utilizada na Bíblia para designar "uso livre da casa", de onde alguém vem ou vai sem cerimônia alguma, porque pertence à família da casa, é conhecido de todos, e abriga-se naquele lugar. Em Deuteronômio 28:6 está escrito - Bendito serás ao entrares, bendito serás ao saíres! Porque a casa é sua, você faz parte dela! Entrar significa a liberdade de satisfazer a necessidade de repouso e de segurança. Sair sugere a liberdade de satisfazer a necessidade de sair, de ser livre, de buscar alimentos, de buscar pastagens.
Se Jesus é a porta, de que lado você se encontra? Do lado de dentro ou do lado de fora? Você está inserido no projeto de Deus, ou encontra-se só? Você está com Cristo, ou sem Cristo? Está salvo, ou está perdido?
Você pode ser o porteiro, ao anunciar Jesus para uma pessoa. E poderá também fechar a porta a uma pessoa, não testemunhando ou deixando de anunciar!
Meu amigo, Jesus é o bom Pastor, e Ele diz "minhas ovelhas". Observe o pronome possessivo! Ele diz ainda: - tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco - pode estar se referindo exatamente a você! Este " tenho" é um verbo possessivo, e quer dizer que as ovelhas são d'Ele!.
Ele diz - " Eu conheço minhas ovelhas, e sou conhecido delas". Pastores das montanhas e seus cachorros distinguem uma ovelha entre muitas, mas se você é do Senhor, significa dizer que Ele sabe quem você é, conhece seu endereço, visita sua casa, conhece o trajeto de seu trabalho - Ele te conhece! Este conhecimento é mútuo, e a expressão designa uma comunhão profunda entre ambos - Pastor e ovelha. Este conhecer não significa de forma alguma distinguir entre uma pessoa e outra - trata-se de saber os defeitos, conhecer os gostos, os sabores, o temperamento!
O Pastor lidera as ovelhas, e elas o seguem. Não é como seu cachorro, que se adianta quando você o leva a passear. Corre à sua frente e desaparece na esquina, ou escapa de seu portão sempre que o abre. A ovelha anda atrás do Pastor, e caminha em seus passos.
O Pastor vem para dar vida abundante às ovelhas, e também para dar a sua vida por elas.
PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM
Mas será que eu li direito minha Bíblia? "Preparas uma mesa perante mim, na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, meu cálice transborda"!
A mesa é o lugar de intimidade de nossa casa. Nela nos sentamos, reunimos a família, nos alimentamos, conversamos com nossos filhos. Quando gostamos muito de alguém, nós convidamos esta pessoa para nossa casa e a levamos a este lugar de intimidade, que é a nossa mesa. Nós nos alegramos em servi-la, em proporcionar prazer e conforto a ela, a compartilhar com ela o que temos de melhor, a fazê-la sentir-se à vontade em nossa casa.
"Preparas uma mesa perante mim"! Davi está falando que o Senhor prepara uma mesa perante mim, que me convida para este lugar de intimidade, que me serve refeição, que me posiciona em lugar de honra na frente de meus adversários? Estou entendendo direito isso?
Irmãos - somente se leva à sua mesa alguém que lhe seja muito especial! Só se convida alguém para um banquete, se esta pessoa é bastante conhecida! E mais: quem convida, em geral é a pessoa que serve à mesa. E esta pessoa não vai trazer uma comida qualquer, mas algo que lhe agrade.
UAU! Então, se eu me apropriar desta palavra descrita no Salmo 23, eu sou conhecido d'Ele! E Ele me põe à Sua mesa! E unge a minha cabeça enquanto eu me alimento! E faz tudo isso na presença de meus inimigos!
Justamente os meus inimigos, que esperavam que Deus me desprezasse e me destruísse por causa de meus fracassos, ficam agora em estado de choque me observando cear naquela mesa preparada pelo meu Senhor! Eles pensavam que eu estava acabado, mas agora vêm o Senhor me confortando e me alimentando!
Quem são estes inimigos, e como posso saber que realmente tenho me sentado nesta mesa, e como posso saber que o Senhor tem ungido minha cabeça? As circunstâncias muitas vezes não têm mostrado isso - tenho sentido dores, coisas ruins acontecem comigo, meus parentes adoecem, eu fico muito nervoso com minha esposa e com meus filhos em casa, ou meu emprego tem sido ameaçado, ou não tenho conseguido pagar as minhas contas... Ao que parece, meus inimigos zombam de mim, ao invés de se espantarem comigo na mesa do Senhor!
Você não sente alegria do Senhor? O que lhe falta?
Por mais frágil que seja o pecador, Jesus lhe garante vida eterna. Por mais "joelho tremente" que seja uma pessoa, Jesus lhe proporciona paz e segurança! Na presença dos seus inimigos! Alguém vem e tenta lhe puxar o tapete, sorrateira e traiçoeiramente, mas você não caiu, e permanece de pé! Você está se alimentando na mesa do Senhor, meu caro, na presença de seus inimigos!
Mas, Pastor, eu cometo pecados e logo me envergonho, e tento me esconder de Deus, do mesmo jeito que fez Adão, e me pergunto como é que eu posso ser tão corrupto!
Eu lhe asseguro, meu irmão, que ainda assim, o Senhor te faz assentar-se à mesa e isto na presença de seus inimigos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário