Teologia

Palavras como teologia e doutrina têm conotações negativas para muitos cristãos.
 Isto é uma grande tragédia, pois acredito firmamente que todo cristão precisa estudar   teologia em algum momento de sua caminhada cristã.
 Em nenhuma ordem em particular, aqui vão cinco razões de porque você precisa estudar teologia, e possivelmente algumas delas você não tenha considerado antes.
 
 

 Você já é um teólogo.
 
 
Por que você precisa estudar teologia? Porque teologia não é uma coisa que apenas o professor de teologia tem – todos nós cremos em alguma coisa sobre Deus e, portanto, somos teólogos à nossa própria maneira. No entanto, o que precisa ser questionado é se o que você crê é correto, e o estudo da teologia pode ajudar a responder essa pergunta.
 
 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”  
 
O que é o Evangelismo?
Evangelismo não e só falar sobre Cristo, evangelismo é testemunhar, viver o evangelho e assim ser um modelo da verdade. A Bíblia diz em João 13:35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
É responsabilidade de todo cristão ser o que o apóstolo Paulo descreveu como “o bom perfume” para todos que vivem ao seu redor. “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida...” II Corintios 2:15-16
A pessoa que verdadeiramente se “separa” do mundo para viver em cristo se torna um exemplo da transformação que o evengelho faz em uma pessoa.
No entando, mais do que pregar e dar testemunho, Em Isaías 61:1 esta escrito “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”
 
Como evangelizar?
A forma mais eficaz de evangelização é o testemunho, por isso, para evangelizar, o cristão precisa viver o evangelho, sentir a graça de Deus em sua vida.
I Coríntios 9:14 “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”O evangelho deve ser vivido e então anunciado. Foi o que aconteceu com o endemoninhado de Gadara, à quem depois de ser milagrosamente liberto, Jesus disse: “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.” Marcos 5:19
Outro exemplo é a experiência que a mulher de Samaria teve com Jesus junto ao poço de Jacó o Livro de João descreve como “muitos dos samaritanos daquela cidade creram” em Jesus pelo testemunho da mulher. Então quando os samaritanos encontraram Jesus, lhe rogaram que ficasse com eles e Jesus ficou ali por dois dias. “E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”  (João 4:39-42)
É muito importante que o cristão testemunhe de forma que as pessoas se interessem em conhecer a este Deus que atua tão fielmente na vida de um cristão. Depois disso o próprio Jesus trará experiências à estas pessoas para que creiam, não só de ouvir, mas de viverem suas próprias experiências com Cristo.
 
Como se preparar?
Não é necessário você ter estudos e curso de teologia para compartilhar a verdade do evangelho com as outras pessoas. Paulo escreveu:  “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (I Coríntios 2:1) Em Isaías 48:17  lemos “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.”
Sendo assim, é necessário ter disposição e amor pelas almas. “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. (Isaias 6:8)

Quando Evangelizar?
Jesus disse em João 4:35-37 : “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.”
Salomão escreveu em Eclesiastes 11:4 “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.”
Esta é a razão pela qual o tempo para a evangelização é sempre AGORA!
O que é mais importante? Os ceifeiros, evangelistas, quem vem ao final da estação e ceifa o campo? Ou o fazendeiro, o cristão trabalhador, quem semeia a semente, água e fertiliza preparando para a colheita? Na verdade, um depende do outro, mas é o trabalho do fazendeiro que resulta a qualidade do que o ceifeiro colhe.
 
Onde e a quem evangelizar?
A Bíblia diz em Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.” (Mateus 10:6,7)
E em Eclesiastes 11:6 “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”
Jesus morreu na cruz para que o mundo fosse salvo através Dele, sendo assim o evangelismo faz com que o inferno seja invadido pela igreja do Senhor e as almas sejam resgatadas da mão do destuidor.
Romanos 1:16 e 17“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)
 
 Qual a resposta de Jesus para o evangelismo?
O Senhor Jesus respondeu essa pergunta em sua última orientação aos dicípulos:
Mateus 28:18-20 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
A metedologia de Jesus para o evangelismo é Ide!
Ao refletir nas palavras finais de Jesus aos seu dicípulos, observa-se que a igreja do Senhor Jesus existe por amor ao mundo, e não por si mesma como uma instituição. A congregação deve ser missionária em seus propósitos e em sua formação. A igreja não deve esperar que as pessoas cheguem até ela, mas tem que se esforçar para ganhar almas para Cristo. O silêncio da igreja resulta em morte de muitas almas pelas quais Jesus padeceu na cruz.
Mateus 9:35-38: E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.
Não se pode tirar a responsabilidade da igreja de cumprir este importante papel. Uma igreja deve estar estruturada para ecorajar a mobilização de seus membros para a evangelização, um grupo chamado para fortalecer, encorajar e confortar um ao outro e também a confessar ao mundo que somente o Senhor é Deus. Muitas pessoas participam da igreja regularmente, mas parece ignorar completamente a sua responsabilidade na divulgação do evangelho. Muitos cristãos vivem e trabalham em uma comunidade, mas parecem ignorar completamente a sua responsabilidade de testemunhar àqueles com que se encontram diariamente.
Obviamente é muito importante que um cristão participe dos cultos e reuniões da igreja, mas o “ide” é essêncial para o seu crescimento espiritual que ocorre quando ele é fortalecido ao pregar o evangelho, ensinar a palavra de Deus e se reunir com outros cristãos com o objetivo de anunciar ao mundo a mensagem salvadora do evangelho de Cristo. A Igreja não pode jamais se afastar de suas estratégias de ganhar almas para Cristo.
 
Mas e você? Você esta orando para a chegada do reino de Deus? Você é um dos que buscam trabalhar na colheita final? Você ora para que o Senhor envie trabalhadores para Seus campos?
Esperamos que essas perguntas leve todo cristão a refletir sobre a importância em compartilhar a sua Fé.
Agora, pergunte a si mesmo o que você tem feito para disseminar o evangelho de Cristo?
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário